(16) 3472-2620 

araraquara.vascular@outlook.com

Aqui você fica sabendo sobre algumas doenças vasculares
e seus tratamentos.

ANEURISMA ARTERIAL

Aneurisma é definido como uma dilatação focal e permanente da artéria com um aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso. O aneurisma de aorta abdominal (AAA) está entre os mais comuns.
O aneurisma geralmente resulta de uma degeneração da camada média da artéria, gerando um aumento lento e contínuo do lúmen do vaso. A causa mais comum é a degeneração da parede pela doença aterosclerótica. Porém infecção, artrite, trauma, doença do tecido conjuntivo e degeneração em anastomoses de cirurgias arteriais também podem propiciar o surgimento dos aneurismas.
A maioria dos aneurismas é assintomática e acaba sendo detectada de forma ocasional em exames de diagnóstico por imagem realizados com outros objetivos.

FATORES DE RISCO

· Idade avançada;
· Gênero masculino;
· Tabagismo;
· Histórico familiar positivo para aneurismas, principalmente entre familiares de primeiro grau.

Também existem alguns outros fatores associados:

  • Histórico ou presença de outros aneurismas;
  • Doença arterial coronariana;
  • Doença cerebrovascular;
  • Aterosclerose;
  • Hipercolesterolemia;
  • Hipertensão Arterial Sistêmica;

DIAGNÓSTICO,
Sinais e sintomas

Dor abdominal atípica ou “dor nas costas” podem estar presentes em casos de AAA, mas não são sintomas específicos, uma vez que a maioria dos casos é silenciosa. Novamente, a maioria dos casos são descobertos durante exames de imagem para outras finalidades diagnósticas.

EXAME CLÍNICO

Palpação clínica da massa abdominal pulsátil pode ser alerta da presença de AAA. Como aneurismas podem acometer outras artérias do corpo, a palpação dos pulsos pode diagnosticar sua presença na arvore arterial.

EXAMES DE IMAGEM

Por conta das limitações do exame clínico, os exames de imagem são fundamentais para o rastreamento, diagnóstico e seguimento dos aneurismas. Dentre esses os mais utilizados são a Ultrassonografia (USG), a Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Nuclear
Magnética (RNM).

ALGUNS TIPOS DE TRATAMENTO

Dr. Fernando Linares
CRM: 112902 • RQE: 64086
Médico em Cirurgia Vascular

Informe Legal: As informações contidas em nosso website têm caráter informativo e educacional. O conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado a praticar o ato médico (diagnóstico, tratamento, encaminhamento de um paciente e prevenção de agravos ao mesmo), conforme orientação do Conselho Federal de Medicina.

VOCÊ EM BOAS MÃOS!

Prezamos por excelência, seriedade e atenção na Medicina. Nossas ações e cuidados valorizam a saúde dos nossos pacientes.

 

Dr. Fernando Linares
CRM: 112902 • RQE: 64086
Médico em Cirurgia Vascular